Dicas de saúde

Mantenha sua saúde em dia com nossas dicas.

Você sabe o que é Osgood Schlatter?

Entre os 10 e 14 anos de idade – na fase de “estirão de crescimento” do adolescente -, pode ser comum, principalmente nos meninos, o surgimento da Síndrome de Osgood Schlatter. Esta doença causa dor na parte anterior do joelho, cerca de 2 cm abaixo da patela normalmente. O que é exatamente esta síndrome? Trata-se de uma osteocondrose, uma inflamação local, que é resultado do tracionamento excessivo do tendão patelar sobre a tuberosidade tibial anterior (TAT). Ela é mais comum em meninos do que em meninas, justamente por estar relacionada, principalmente, ao excesso de atividades físicas, esportes com mais impacto, saltos e arrancadas, como o futebol e basquete. Entre os sinais da Síndrome de Osgood Schlatter está o inchaço local e a sensibilidade ao toque. Normalmente, as dores são ainda mais comuns ao final do dia, principalmente após práticas esportivas e as atividades mais intensas. A clínica Ortho possui profissionais com excelência, fale conosco! 📍 Rua Marechal Rondon, 1596⠀ 📞 (45) 3224-5091 📞 (45) 99923-0350.

O que são as fraturas espontâneas?

Quando o osso se quebra em um ou mais locais, sem que haja um grande impacto no local, como trauma por meio de algum acidente de trânsito, quedas de altura ou de alguma outra ordem, chamamos o problema de fratura espontânea ou patológica. Quebrar ossos sem motivos não é normal. Este tipo de fratura ocorre quando há alguma patologia, que enfraquece a estrutura óssea do indivíduo. Em muitos casos, a osteoporose está entre as doenças mais causadoras deste acontecimento. Fraturas espontâneas: principais causas Como mencionado, algumas patologias podem influenciar no enfraquecimento dos ossos. A osteoporose é uma das doenças que causam esta situação. Além dela, temos a metástase óssea e a doença de Paget. A descoberta precoce destas doenças pode garantir um tratamento mais eficaz e adequado, evitando, assim, o agravamento da patologia e consequências como o enfraquecimento ósseo e uma possível fratura espontânea. Outro fator que agrava o enfraquecimento ósseo é a superexposição à vitamina A. A clínica Ortho possui profissionais com excelência, fale conosco! 📍 Rua Marechal Rondon, 1596⠀ 📞 (45) 3224-5091 📞 (45) 99923-0350.

Dores na coluna: o que é mito e o que é verdade?

A dor na coluna sempre representa uma doença grave? Não. A dor na coluna é associada a distúrbios musculares e posturais na grande maioria dos casos, cerca de 80%. Ela proporciona um incômodo, porém não apresenta maior gravidade e pode ser resolvida. Geralmente são quadros agudos, iniciados menos de 30 dias, sem traumas prévios. A dor na coluna também é causada pelo estresse? A resposta é sim. Em síntese, os hormônios do estresse também causam tensões musculares. Um músculo pode ser tensionado ao ponto de gerar espasmos dolorosos. O das costas e do pescoço são mais sensíveis aos efeitos do estresse. Um dos principais causadores da dor na coluna é o sobrepeso? Ele contribui, porém não é o principal fator. O sobrepeso sobrecarrega as estruturas da coluna vertebral, contribui para a má postura e consequentemente o risco de dor na região. As alterações de peso costumam ser até piores que o peso absoluto. Repouso prolongado ajuda a aumentar a intensidade da dor na coluna? Sim, ajuda. Em suma, o repouso é considerado uma etapa do tratamento, porém, prolongado, pode enfraquecer a musculatura. As melhores soluções para evitar os problemas posturais são a reeducação postural, os alongamentos, a atividade física e o acompanhamento de um profissional adequado. O excesso de exercício físico provoca dores na coluna? É um mito. O equívoco não está no excesso de exercício e sim em sua forma de execução e na carga de peso aplicada. Assim, ao realizar uma atividade física é necessário ter o auxílio de um profissional, para evitar a sobrecarga e desempenhá-la de maneira incorreta. A clínica Ortho possui profissionais com excelência, fale conosco! 📍 Rua Marechal Rondon, 1596⠀ 📞 (45) 3224-5091 📞 (45) 99923-0350.

Qual a diferença entre lesão e contusão?

A luxação é o traumatismo que é caracterizado pelo deslocamento de um ou mais ossos de uma articulação. Geralmente, as luxações ocorrem em tornozelos, joelhos, ombro, quadris e dedos; e os sintomas podem incluir hematomas, dores e inchaço. Dependendo da gravidade da lesão, o paciente pode passar por cirurgia. Já a contusão é resultante de uma pancada ou impacto, a contusão ocorre sem cortes em tecidos moles (vasos sanguíneos, vasos linfáticos, músculos, tecido gorduroso, aponeuroses, tendões e nervos). A lesão vem acompanhada de dores e, às vezes, inchaço. A clínica Ortho possui profissionais com excelência, fale conosco! 📍 Rua Marechal Rondon, 1596⠀ 📞 (45) 3224-5091 📞 (45) 99923-0350.