Publicado em: 05/10/2023
A dor na coluna sempre representa uma doença grave?
Não. A dor na coluna é associada a distúrbios musculares e posturais na grande maioria dos casos, cerca de 80%. Ela proporciona um incômodo, porém não apresenta maior gravidade e pode ser resolvida. Geralmente são quadros agudos, iniciados menos de 30 dias, sem traumas prévios.
A dor na coluna também é causada pelo estresse?
A resposta é sim. Em síntese, os hormônios do estresse também causam tensões musculares. Um músculo pode ser tensionado ao ponto de gerar espasmos dolorosos. O das costas e do pescoço são mais sensíveis aos efeitos do estresse.
Um dos principais causadores da dor na coluna é o sobrepeso?
Ele contribui, porém não é o principal fator. O sobrepeso sobrecarrega as estruturas da coluna vertebral, contribui para a má postura e consequentemente o risco de dor na região. As alterações de peso costumam ser até piores que o peso absoluto.
Repouso prolongado ajuda a aumentar a intensidade da dor na coluna?
Sim, ajuda. Em suma, o repouso é considerado uma etapa do tratamento, porém, prolongado, pode enfraquecer a musculatura. As melhores soluções para evitar os problemas posturais são a reeducação postural, os alongamentos, a atividade física e o acompanhamento de um profissional adequado.
O excesso de exercício físico provoca dores na coluna?
É um mito. O equívoco não está no excesso de exercício e sim em sua forma de execução e na carga de peso aplicada. Assim, ao realizar uma atividade física é necessário ter o auxílio de um profissional, para evitar a sobrecarga e desempenhá-la de maneira incorreta.
Entre em contato com a Clínica Ortho e agende sua consulta. Viva bem sem dores na coluna.
Rua Marechal Rondon, 1596 - Cascavel - Paraná
Telefones:(45) 3224-5091 | (45) 99923-0350.